28 de abr. de 2018

UMA PALHINHA NO MINISTÉRIO DE ELIAS 2º R-1-18





                   
           UMA PALHINHA NO MINISTÉRIO DO PROFETA ELIAS




 Acabe, começou a reinar em Samaria ,  reino do norte no  oitavo ano de Asa, rei de Judá;  e,  serviu a Baal e se inclinou diante dele, e indignou ao Senhor.

Samaria fica numa região montanhosa do oriente médio, constituída pelo antigo reino de Israel, que situava como sua antiga capital e era rival do seu vizinho reino do sul (Judá), que atualmente fica localizado entre os territórios da Cisjordânia e Israel.

O Senhor enviou um Anjo e pediu a Elias levante-te e vai ao encontro dos mensageiros do Rei de Samaria, e os mensageiros voltaram do encontro com Elias e falaram ao Rei o que Elias lhe tinha dito “POR VENTURA NÃO HÁ DEUS EM ISRAEL”,  para que fosse consultar a baaal, e logo o Rei soube que esse homem era o Profeta Elias.

Mas, após a morte do rei Acabe, Acazias, filho do rei acabe, começou a reinar em seu lugar, fazendo tudo o que era mau aos olhos de Deus, como fez seu pai.

Então, enviou o rei a Elias um capitão de cinquenta, e pediram ao Profeta desce do monte, e disse Elias a eles, se eu sou homem de Deus, que desça fogo do céu e consuma a ti e aos seus cinqüenta e o fogo desceu do céu e consumiu os seus cinqüenta.

E tornou o rei a enviar o 2º capitão de cinquenta e Elias orou e desceu fogo do céu e também consumiu esses cinqüenta.

Cinqüenta homens formavam uma unidade militar segundo a literatura do antigo Oriente Médio. Cada capitão de cinqüenta se aproximava de Elias com um temor crescente do poder de Deus, que associava ao Profeta.

E pelo temor e poder de Deus, o terceiro capitão de cinqüentas, também enviado pelo rei, pois de joelho diante de Elias e pediu misericórdia ao Deus de Israel.

Assim, pois, morreu o rei Acazias, conforme a Palavra do Senhor, anunciada pelo Profeta Elias. Isso segue o padrão da época para se registrar os obituários dos reis do Reino do Norte. Amém.






Nenhum comentário:

Postar um comentário